Offline
Vídeo mostra muçulmanos destruindo igreja no Maranhão? Não é verdade!
28/06/2017 23:10 em Novidades

Circula nas redes sociais uma notícia acompanhada de um vídeo dizendo que muçulmanos armados destruíram uma igreja católica e quebraram imagens sacras no Maranhão. Não é verdade.

A nota falsa diz: "Muçulmanos chegaram com força no Maranhão, já se instalando e fazendo o islã conhecido... Sem nenhuma pressão ou questionamento, estão não apenas espiando a terra, mas prontos para conquistá-la".

 
 (Foto: Arte/G1) (Foto: Arte/G1)

(Foto: Arte/G1)

O governo do Maranhão diz que um grupo de dez turistas de naturalidade paquistanesa estiveram, de fato, na capital do estado a convite de amigos que residem na cidade, mas nega que tenha ocorrido algum ataque a igreja ou qualquer outro tipo de problema.

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular diz que encaminhou uma equipe para estabelecer diálogo e oferecer possível auxílio, frente a quaisquer necessidades dos muçulmanos. Embora estivessem viajando a turismo, eles fizeram questão de manter os costumes culturais, chamando a atenção da população.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que, por se tratar de turistas estrangeiros, cabe à Polícia Federal apurar a conduta dos paquistaneses durante a estada deles no Maranhão, iniciativa que foi executada pela instituição. A secretaria ressalta, no entanto, que "não há indícios ou atitudes de que a presença dos estrangeiros tenha causado algum tipo de risco à sociedade maranhense".

A falsa notícia se aproveita da presença dos estrangeiros no estado do Nordeste para associá-los a um caso ocorrido em Marawi, nas Filipinas. Um vídeo divulgado pela agência de notícias ligada ao Estado Islâmico, a Amaq, mostra um ataque a uma igreja realizado no início de junho na localidade.

Nele, é possível ver os terroristas quebrando imagens sacras, rasgando um pôster do Papa Francisco, queimando objetos e jogando um crucifixo ao chão. São exatamente as mesmas imagens compartilhadas agora.

 

 
Imagem de video com ataque a igreja  (Foto: Reprodução/ Youtube)Imagem de video com ataque a igreja  (Foto: Reprodução/ Youtube)

Imagem de video com ataque a igreja (Foto: Reprodução/ Youtube)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!