Offline
Número de famílias afetadas pelas chuvas já ultrapassa 2 mil no Maranhão
16/04/2018 09:12 em Novidades

Dados divulgados pela Defesa Civil estadual neste domingo (15) sobre as consequências das chuvas no Maranhão indicam que o número de famílias afetadas já chega a 2006.

Da manhã de sábado (14) para a manhã deste domingo (15), Caxias foi acrescentada na lista de cidades em situação de emergência. O município é a nona cidade a ser incluída na lista, que conta também com Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, São João do Sóter, Tuntum.

 
Casas foram inundadas em Tuntum, após a maior chuva registrada nos últimos 30 anos na região (Foto: Reprodução/TV Mirante)Casas foram inundadas em Tuntum, após a maior chuva registrada nos últimos 30 anos na região (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Casas foram inundadas em Tuntum, após a maior chuva registrada nos últimos 30 anos na região (Foto: Reprodução/TV Mirante)

No total, são 20 cidades maranhenses afetadas pelas chuvas em todo o estado. São as cidades de: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Caxias, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, Bacabal, Imperatriz, São João do Sóter, Tuntum, Codó e Formosa da Serra Negra.

Os municípios de São Luís Gonzaga, Rosário, Timbiras, Cantanhede, Nina Rodrigues, Paulino Neves e Araioses atualmente estão em estado de alerta e a Defesa Civil também acompanha a situação.

 
Em Codó, um ginásio de esportes tem servido de abrigo para os moradores afetados pela inundação no rio Itapecuru (Foto: Reprodução/TV Mirante)Em Codó, um ginásio de esportes tem servido de abrigo para os moradores afetados pela inundação no rio Itapecuru (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Em Codó, um ginásio de esportes tem servido de abrigo para os moradores afetados pela inundação no rio Itapecuru (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Segundo a Defesa Civil, dentro do Plano de Contingência um posto de comando foi instalado em Trizidela do Vale para realizar o atendimento dos municípios do centro maranhense banhados pela bacia hidrográfica do Mearim, local onde está a maioria das cidades com quadro de inundação.

 
Cheia do Rio Mearim deixou centenas de desabrigados em Pedreiras (MA). (Foto: Reprodução/TV Mirante)Cheia do Rio Mearim deixou centenas de desabrigados em Pedreiras (MA). (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Cheia do Rio Mearim deixou centenas de desabrigados em Pedreiras (MA). (Foto: Reprodução/TV Mirante)

 

Chuvas no Maranhão

 

Após o grande volume de chuvas que caiu durante toda a semana, as cidades mais atingidas pelas cheias tentam se recuperar dos estragos causados. Em Tuntum, a 365 km de São Luís, a chuva quase devastou a cidade durante a maior enchente em 30 anos registrada na região.

 
 

Vídeo mostra município de Tuntum alagado após chuva

Após o transbordamento do rio Itapecuru em Codó, a 290 km de São Luís, equipes da Defesa Civil e do Exército se mobilizam para resgatar as vítimas das enchentes. O nível do rio já está oito metros acima do normal e um ginásio tem servido de abrigo para os moradores afetados.

Em Trizidela do Vale, o rio Mearim está 5 metros acima no nível normal. A Defesa Civil montou barracas em um ginásio de esportes para abrigar 250 famílias afetadas.

 
Oficiais do Exército ajudam a resgatar as vítimas da enchente em Codó (MA). (Foto: Reprodução/TV Mirante)Oficiais do Exército ajudam a resgatar as vítimas da enchente em Codó (MA). (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Oficiais do Exército ajudam a resgatar as vítimas da enchente em Codó (MA). (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Em Pedreiras, centenas de famílias também tiveram que deixar suas casas e uma escola está servindo de abrigo. O transporte pelas ruas na cidade só é possível de canoa.

No trecho BR-135 entre Presidente Dutra e Dom Pedro que foi destruída com a força da enxurrada, metade da pista já foi recuperada, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) ainda não emitiu informações sobre a previsão de liberar a segunda parte da via.

 
 

Trecho da BR-135 entre Presidente Dutra e Pedreiras foi cortado pelas chuvas que caíram nos últimos dias no Maranhão

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!