Offline
Medo da 'doença da urina preta' faz pescadores acumularem prejuízos em São Luís
21/09/2021 10:41 em Novidades

Após registros da doença Síndrome de Haff (conhecida como doença da urina preta) em outros estados, consumidores em São Luís estão deixando de comprar peixes. Até quem vende peixe de água salgada está reclamando dos prejuízos.

 

  • Doença da urina preta: o que se sabe sobre possível surto no Amazonas
  • Autoridades sanitárias dizem que não há nenhum caso suspeito no Maranhão. A maior parte dos casos está concentrada na região Norte do país, mas ainda assim toda a cadeia produtiva vem sofrendo prejuízos por conta de informações falsas que estão circulando.

    "Até o presente momento, não foram registrados casos da doença no estado do Maranhão. Existem muitas informações sem comprovação científica sendo disseminadas por meio digital, que relaciona a doença ao consumo de pescado, e que também podem prejudicar o setor. Os casos registrados em estados vizinhos acenderam o debate sobre quais espécies poderiam transmitir a doença. Portanto, não há nenhuma publicação científica ou relato da comunidade médica que associe a Síndrome de Haff ao consumo de peixes em criatórios. O pescado

    proveniente de empreendimentos que promovam boas práticas de manejo e manipulação de pescado, tanto na produção, quanto na sua comercialização, diminuem as chances deles se tornarem veículos contaminantes que causem prejuízo à saúde humana. Estamos monitorando os casos ocorridos em outros estados com o objetivo de antecipar as ações com maior eficiência em prol da segurança alimentar da população e da cadeia produtiva do pescado", declarou Sérgio Delmiro, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca.

     

    Fonte G1 maranhâo.

     
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!