Francisco Jovita Carneiro ou carinhosamente Chico Jovita como o seu povo o chama, nasceu em 24 de setembro de 1954 no Povoado Pela Galo atual bairro Castelo Branco. Filho de José Jovita Carneiro e Francisca Jovita Carneiro. Casado com Maria das Graças Mendes Carneiro, o casal tem dois filhos: o ex-vereador Frankson e a Dra.Gracielle.
Iniciou sua vida pública em 1988, foi vereador por três mandados e Prefeito duas vezes.
Sempre esteve ao lado do povo e pelo povo... É difícil encontrar algum cidadão Esperantinopense que não tenha recebido um apoio, uma ajuda de Chico Jovita. Preocupava-se com as crianças e por esta razão doava leite todas as manhãs em sua casa, hábito que ele nunca perdeu pois até hoje continua com o mesmo ofício.
Seu feitos são atemporais, transcende as fronteiras Esperantinopense. Sempre encontro alguém que pergunta por ele e diz na hora que mais precisei ele me ajudou, ou mesmo apenas querendo conhecê-lo devido as suas tantas histórias que são contadas como por exemplo as passeatas com suas carroças de bois que tanto chamava a atenção, o seu jeito interiorano com um dicionário Jovitês todo particular.
Traz consigo um legado incrível de construção de várias escolas, como também de doações de terrenos para que as mesmas fossem construídas. Uma contribuição sem precedentes para a educação de sua terra. Seu legado está sendo pontuado em um trabalho literário para ficar para a posteridade, devido aos importantes passos na política Esperantinopense, pois sempre foi do povo, e com o povo aprendeu e ensinou.
Hoje (24-09) celebramos a sua vida, o seu aniversário, seus feitos e a sua mente visionária, cujo os mesmos jamais serão esquecidos nos corações gratos de nossa amada Esperantinópolis. Feliz aniversário, feliz vida meu sogro.
Por Emanuely Carneiro
Mãe, esposa, professora graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, pós graduada em Gestão, Coordenação e Supervisão Escolar Pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz – FACIBRA, coordenadora pedagógica, Pesquisadora da Educação, membro da Academia Esperantinopense de Letras cadeira de n 21. Vereadora na legislatura de 2021 a 2024.